Namastê!

Namastê!

Namastê, o que significa?

Namastê é por muitos considerada uma palavra arcaica, muito remota, e faz parte da antiga cultura da Índia, na cultura indiana fala-se muito em sânscrito, ou seja, uma língua considerada sagrada pelos indianos.

Na Índia, os hindus utilizam a palavra Namastê como comprimento, seja saudação ou despedida, para agradecer, pedir, fazer demonstração de respeito, em geral, esta palavra é acompanhada de um mudra (junta-se as palmas das mãos em forma de oração, colocando-as no centro do peito) e uma leve inclinação da cabeça.

Qual é seu real significado?

Namastê é composta de duas palavras.

Nama, que é uma saudação ou reverencia, e seu prefixo te que é um pronome pessoal, ou o mesmo que você/tu.

Se juntarmos o significado podemos dizer: saúdo-te ou reverencio-te.

Entretanto, esta pequena palavra Namastê possui um significado muito mais amplo, no seu aspeto filosófico e espiritual.

Filosoficamente o Nama pode ser interpretado como não é meu, ou sem ego, não tenho ego, apenas essência, transmitindo humildade para com o próximo, sem a utilização das habituais mascaras sociais.

Espiritualmente o Namastê exibe múltiplas facetas, pois esta associada a crença de que todo Ser humano possui uma centelha divina em si.

Quando a palavra Namastê é acompanhada do gesto de mudra e uma leve inclinação da cabeça, estamos reconhecendo a centelha divina em nós e no próximo, assim a palavra Namastê significa também: A centelha divina que existe em mim, reconhece e saúda a centelha divina em si. Ou a divindade que vive em mim, saúda a divindade em si.

Este é o conhecimento que tenho sobre a palavra Namastê, porém admito que possam existir muitos outros, assim como outras formas de interpretar.

De acordo com tudo isto, deste momento em diante, quando ouvir ou dizer Namastê, estará participando conscientemente de um antigo processo coletivo de evolução espiritual.

 

Imagem de swamiananda por Pixabay.