Meditação e música: uma combinação poderosa

Meditação e música: uma combinação poderosa

Combinação entre Música e Meditação

Uma aluna perguntou-me:

– Posso meditar apenas com música?

– Sim!

As musicas não são apenas para dançar, ou para serem fundos de meditações guiadas. A música por si só também é um objeto de meditação, só tem de ter um propósito e saber como utiliza-la para “ganhar” os mesmos benefícios de uma meditação guiada ou Mindfulness.

A música também pode curar, assim como abrir feridas aos quais eram consideradas fechadas. pois elas mexem com os estados de espirito marcando o momento, assim ao ouvir uma música que marcou momentos felizes, ela aumenta o nível de serotonina e consequentemente aumenta o nível de felicidade, o mesmo ocorre com a infelicidade e sentimento de paz.

Como meditar apenas com música

    1. determine o tempo que dispõe para uma meditação com qualidade, 5 minutos? 10 minutos? Eleja a música. É aconselhável que seja com sons da natureza, New age, ou outra de sua preferência como por exemplo clássica.
    2. Garanta que não será perturbado. sente ou deite-se em uma posição confortável.
    3. Feche os olhos e tome algumas respirações lentas e profundas para acalmar a mente e relaxar o corpo.
    4. Coloque a música (melhor programar para que seja repetida por uma ou duas vezes).
    5. Volte a fechar os olhos e respire com a musica. Permita que a musica preencha o seu ser.
    6. Se os pensamentos distraírem a sua mente, ou a sua mente viajar com os pensamentos, volte a sua atenção para a respiração e então para a música.

Sugestão: permita que o coração bata no ritmo da música, respirar no ritmo da musica, sentir a musica em cada parte do seu corpo, ouvir a musica com o coração.

 

Imagem 1 de annca por Pixabay. | Imagem 2 de Irina L por Pixabay.